Como usar a memória em favor de sua aprendizagem
Em tempos em que vivemos rodeados de informação e a alguns cliques de ter a resposta para qualquer dúvida alguns estudantes têm enfrentado obstáculos para concentração e memorização. Acostumados com os teclados e imediatismos, esses alunos passam por grandes dificuldades com redação e com questões discursivas, principalmente na hora de construir argumentos. Além disso, memorizar fórmulas matemáticas e compreender as regras que regem a estrutura gramatical são outras dificuldades enfrentadas por eles.
Para aqueles alunos que possuem essas dificuldades na hora de estudar, existem algumas ferramentas mentais que auxiliam o processo de absorção dos conteúdos, são as chamadas técnicas de aprendizagem, uma excelente ferramenta para quem está estudando para o vestibular, por exemplo, pois aumentam a capacidade de memorização, ajudam na fixação do conteúdo, promovem a associação de ideias e muitos outros benefícios.
Um dos maiores exemplos é o mapa mental. Ele é uma técnica de aprendizagem que procura ilustrar as ideias e conceitos de modo que seus significados fiquem simples de se entender e tomem formato para que se possa planejar e alcançar objetivos específicos. Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas.
Existem diversas técnicas que diferem umas das outras e são eficientes em seus métodos. Cabe ao estudante decidir qual se encaixa melhor ao seu perfil e a sua necessidade, explorando as possibilidades e planejando até aonde pode chegar, melhorando ainda mais sua eficiência.
Conheça mais sobre as técnicas no nosso curso online "Técnicas de Aprendizagem" aqui