Você sabe o que significa sinestesia? Kandinsky pode te ajudar
Sinestesia é um fenômeno neurológico estudado até hoje, porém o início de sua descoberta ocorreu há anos atrás através de um artista russo chamado Wassily Kandinsky.
Precursor do abstracionismo, Kandinsky sempre empenhou-se em criar obras que instigassem os sentidos e que desvalorizassem a figura para enaltecer a cor e forma. Chamou seus impulsos sinestésicos de Princípio da Necessidade Interior, provocando uma revolução na arte moderna por meio de seus conceitos.
Em suas obras relacionava a música com a pintura. Nessa vertente ele criou uma série de quadros com subdivisões que deram origem ao movimento abstracionista, esses quadros foram chamados de Impressões, Improvisações e Composições.
Kandinsky tinha a crença de que as tonalidades das cores quentes e frias, em seus diversos graus de claro e escuro, exerciam uma influência direta sobre a alma. Estudos foram desenvolvidos com base nesses ideais, estudos que levaram à atual concepção de sinestesia.
Pintor, gravurista e teórico da arte, Kandinsky, de fato, deixou um legado artístico considerável com sua vertente abstracionista. Pode-se dizer que sua perspectiva artística revolucionou a arte moderna e os movimentos vanguardistas do século anterior, e modificou de forma expressiva a relação entre obra e espectador com sua percepção sinestésica.
Quer saber mais? Leia nossa pesquisa na íntegra aqui