A Fundação Victor Civita e sua relevância educacional e editorial
“Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, produzindo conteúdo que auxilie na capacitação e valorização de professores e gestores e influencie políticas públicas”. (FVC, 2015)
Vivendo o lema descrito, a Fundação Victor Civita (FVC), do Grupo Abril, é uma das fundações mais importantes do país, contribuindo para suprimir lacunas educacionais importantes, como a falta de preparação dos professores e a má adequação das escolas.
A Fundação possui iniciativas focadas na capacitação de professores e gestores, sobretudo os pertencentes aos primeiros anos escolares que abrangem o ensino fundamental, e também na melhoria de políticas públicas no setor educacional. Além disso, a FVC realiza o mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, o Prêmio Educador Nota 10, que valoriza o trabalho de docentes que buscam melhorar o ensino pedagógico.
Podemos destacar a relevância da Fundação para a educação através de dois valores: a qualificação e a valorização. A qualificação por meios de materiais, sites, cursos online e a disseminação de pesquisas de especialistas da área que mantém o profissional da área atualizado; e a valorização percebida por Victor Civita como precária desde o inicio de sua fundação, e vista como importante, não só por ele como por diversas instituições ao redor do mundo, para o engrandecimento de uma área que possui profissionais desprestigiados e desmotivados devido a diversos reflexos sociais.
A FVG também é uma referência para o mercado editorial devido ao seu pioneirismo no mercado de periódicos com as revistas Nova Escola e Gestão Escolar, atualmente distribuídas pela Fundação Lemann. As publicações contêm conteúdos que auxiliam professores e gestores a melhorarem o ensino e a qualidade de suas aulas e chegam a alcançar mais de 90% das escolas do Brasil.
Além disso, elas efervescem o mercado com suas tiragens expressivas, a Nova Escola, por exemplo, é a revista mensal com a maior tiragem do país. Com uma leitura fluída e tendo uma segmentação estabelecida, as publicações ainda sugerem um reposicionamento do papel do editor que se coloca como ”especialista em grupos de consumidores”, inovando o cenário editorial pelo atendimento de nicho e se diferenciando dos outros tipos de publicações do mercado.
A Fundação Victor Civita se destaca com referência educacional e editorial, e pelo seu envolvimento efetivo com o Terceiro Setor, realizando um trabalho que gera frutos positivos para os campos sociais e mercadológicos.
Quer saber mais? Leia nossa pesquisa na íntegra aqui ou acesse o site da fvg.org.br