top of page

Vídeo-arte

Vídeo - Cores de Kandinsky

Essa película representa as manchas coloridas que absorvemos quando olhamos as pinturas de Kandinsky.

 

Espasmos de cor, explosões que reverberam pelo espaço, criando uma nuvem consistente, colorida, assim como as manchas criadas por Kandinsky.  Ambos são frutos do acaso, mas com um comportamento pré-determinado, orientado, porém só concretizado quando ele acontece.

 

Podemos criar nuvens de cor adicionando tinta na água, mas não sabemos ao certo qual forma ela terá.

 

Sabemos que será uma massa cromática, indefinida, porém expressiva. Impactante. Um concentrado de cor destacado na água. A cor tomando conta do espaço. De maneira direcionada, mas imprevisível. 

 

Assim como o trabalho de Kandinsky que nos revela sensações agradáveis. Experiências marcantes ao espírito. Uma veia criadora que representa nossas emoções.

 

Kandisnky sabia como tocar a alma humana. Sabia que a criatividade, a produção artística representa um estado mais elevado do espírito. Sabia que quando criamos, estamos em contato com o divino? Nossos desejos mais profundos afloram, concretizando em matéria, o prazer que sentimos ao vislumbrar novas realidades.

 

Quando criamos, botamos um pouco de nós naquilo que é construído. Botamos um pouco do que julgamos necessário para fazer o espírito humano crescer e se desenvolver. Ação esta que irá provocar reações imprevisíveis no espaço. Imprevisíveis como a vida. Como uma nuvem de tinta que se propaga na água. Imprevisíveis como nós após esta experiência criativa.

Música de fundo:

Arnold Schönberg - 3 Klavier Stücke op. 11, no. 1

 

"Kandinsky inspirava-se através da música de Schöenberg para compor sua série de quadros denominada Impressões."

 

Faça download da música aqui! 

bottom of page