top of page

Kandinsky

Biografia

Wassily Wasilyevich Kandinsky é natural da Rússia, nascido em dezembro de 1866 numa época de significativa eclosão cultural. Formou-se advogado pela Faculdade de direito da universidade de Moscou em 1886, tendo recusado um cargo de assistente na faculdade para dedicar-se à arte.

 

Em 1895, Kandinsky começou a se dedicar aos estudos sobre composição de imagem e ao trabalho com linhas e formas na conceituada escola de arte Anton Azbe's localizada em Munique considerada na época como o centro da arte europeia.

 

Insatisfeito com o realismo e o academicismo da escola, Kandinsky entrou na Academia de Arte de Munique em 1900 e desenvolveu uma forma de arte mais subjetiva, onde os contornos ficaram mais imprecisos, os rostos perderam definição, e as formas foram se tornando cada vez mais vagas referências do mundo real, eis aí o desenvolvimento inicial do abstracionismo.

 

Em 1921 Kandinsky assumiu o cargo de professor da Bauhaus. Na escola, ele desenvolveu idéias próprias lidando inicialmente com o aprofundamento do estudo de elementos distintos de uma imagem, que deu vida à "Point and Line to Plane” em 1926. A experimentação da cor sendo aplicadas em bases analíticas pessoais foi outra realização de Kandinsky.

 

Kandinsky abandonou a utilização de cores primárias entre 1926 e 1933, e pintou cerca de 160 quadros a óleo e 300 com tinta aquarela. Dentre as mudanças mais perceptíveis de suas obras nesse momento estava a utilização de suaves nuances de cor e uma modificação no repertório com aparições de elementos biomórficos em primeiro plano, estampando a ilusão ótica de imagem flutuantes sobre a tela, posteriormente essas pinturas foram perdidas após o pintor ser considerado um “cancro da bolchevização da arte” pelos nazistas.

 

Já idoso Wassily Kandinsky diminuiu o ritmo de suas produções e começou a viver de forma mais modesta, morreu em 1944 aos 78 anos de idade, e após sua morte foi aclamado “como o mestre que inaugurou o abstracionismo na Alemanha e por toda extensão europeia, sendo essa considerada uma das maiores revoluções de todos os tempos na história da arte.”

  • É inegável a importancia de Kandinsky na história da arte mundial, aqui você saberá o que ele deixou de legado para o mundo artístico.

O Abstracionismo

Pode-se dizer que Kandinsky foi um dos criadores da escola artística conhecida como Abstracionismo, que em seu significado mais abrangente, refere-se ao conceito artístico que exclui as simbologias materiais existentes na figuração e suas respectivas imitações de mundo. A arte abstrata não figurativa abandona a representação de realidade com o intuito de enaltecer as formas, cores e suas correspondentes representações, mesmo sem tema reconhecível.

 

Dentre diversas características de telas do abstracionismo as mais notáveis são a decomposição da figura e a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, que se dividiu em duas correntes notáveis: O abstracionismo informal e o abstracionismo geométrico/frio.

 

O abstracionismo informal pende para a predominância da impulsividade e o curso livre das emoções e sentimentos. O pintor abstrato informal ao retratar uma imagem natural se apoia na expressão das emoções refletidas pela paisagem, ignorando a leitura real e intelectual transmitida por ela.

 

O abstracionismo frio/geométrico, como o nome já diz é a inversão da concepção informal ainda sob a ótica não-figurativa. A disciplina geométrica das formas nessa vertente propõe a sublimação da atual sensibilidade humana criada pela mecanização advinda da civilização industrial, sobretudo descrita no neoplasticismo criado pelo holandês Piet Mondrian.

O Cavaleiro Azul

Em 1911, um grupo de artistas da Neue Künstlervereinigung München, na Alemanha reuniu-se para fundar o Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul). De origem expressionista “esse grupo havia nascido da fervilhante vida intelectual e artística de Munique para onde, entre 1890 e o início do século, já convergiam de toda parte da Europa os jovens que pretendiam dedicar-se à arte. ”

 

O nome do agrupamento surgiu do encontro natural do amor de Kandinsky pela imagem fabulosa dos cavaleiros, que muitas vezes ele havia pintado, e da inclinação estética que Marc tinha pela beleza dos cavalos com o fato de ambos amarem o azul. ”

 

O início da ascensão do grupo ocorreu em outubro de 1913, quando os artistas do “Cavaleiro Azul” foram convidados para o Salão de Outono organizado em Berlim, tratou-se de uma resenha de caráter internacional onde foram expostas cerca de 360 obras expressivas da época. Nessa exposição em particular, o Blaue Reiter se impunha com uma premissa que propôs um divórcio entre arte e sociedade, onde revela claramente a intenção de se manter estranho ao mundo.

 

Dentre as características mais marcantes do movimento se notava a oposição ao cubismo que reconhece a ação renovadora, mas contesta o fundamento racionalista e implicitamente realista. Tinha como pretensão ver o homem como parte de suas experiências, sensações e sentimentos individuais, mas com um sentido universal, para a construção de uma arte intima estabelecida pela meditação, que tal como mencionou Kandinsky, nascesse da necessidade interior.

 

Como ponto em comum, o grupo ressaltou a textura, cor, luminosidade e sentimentos. Um desses pontos fazia uma ponte estritamente sinestésica, com cada uma das cores tendo uma dimensão lírica, sendo que a claridade ou luminosidade poderia denotar sua pureza ou limpidez, podendo ser dura ou macia, quente ou fria, doce ou amarga. Havia também a consideração de um dinamismo da forma, especialmente na sua capacidade de fascinar, sua emoção e magia interior. Sua tendência altamente emotiva e abstrata da superfície, juntamente com a reconquista da pureza e da natureza foram aspectos singulares do movimento.

  •  Confira aqui um breve perfil e algumas obras mais significativas do movimento.

bottom of page