top of page

Sinestesia

O que significa Sinestesia?

Sinestesia é o nome dado à união, junção e associação de planos sensoriais diferentes. Nesse fenômeno ocorre um cruzamento de sensações em um único estímulo, fazendo com que uma cor tenha um sabor, uma cor possua um aroma e assim por diante.

 

A sinestesia também é o nome de uma figura de linguagem, que une dois planos sensoriais diferentes, tendo seu uso amplamente usado em poesias, pois nessa categoria literária há a necessidade de uma evocação sentimental e sensorial muito intensa.

Evolução Histórica

Durante décadas o conceito de sinestesia dividiu opiniões, John Locke nos deu uma das primeiras referências do fenômeno em 1690, no Ensaio Sobre Entendimento Humano onde relata sobre um homem cego que questionado sobre o significado da cor escarlate, responde “escarlate é como um trompete”.

 

A causa da sinestesia em um indivíduo ainda tem sido alvo de estudo, embora se acredite que ela seja de origem hereditária “A sinestesia é comum em algumas famílias, e está relacionada a pelo menos três cromossomos”, diz a psicóloga britânica Julia Simner, da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

 

Uma provável causa da sinestesia é uma mutação que faz com que determinadas conexões neurais que deveriam ser cortadas no nascimento permaneçam no cérebro, causando um acúmulo de conexões desse tipo. Áreas do cérebro que normalmente são desconectadas nos seres humanos estão relacionadas com a sinestesia, pois o fenômeno acontece quando essas associações não convencionais ocorrem.   

 

Há diversos tipos de sinestesias, cerca de 54 foram constatadas, sendo que alguns sinestetas apresentam sinestesias múltiplas. O tipo mais frequente é a sinestesia grafema-cor, relacionada a percepção de cores em letras, números e símbolos.

 

Na literatura, música e pintura o conceito foi sendo cada vez mais amplamente utilizado e dissecado, com a inserção do conceituado pintor Wassily Kandinsky que adotou o conceito de forma significativa em suas obras. 

 

bottom of page